[Opinião] O Dilema Social – 2020

The Social Dillema
The Social Dillema (2020). By: Netflix

Vi um documentário na Netflix, O Dilema Social, que aborda o problema das redes sociais nos dias de hoje. Apesar de talvez um pouco exagerado, consegue retratar o impacto das redes sociais na geração atual. E a direção para a qual caminhamos não é, de todo, a melhor.

Considero as redes sociais uma ferramenta fantástica! Deram voz a muita gente e muitas causas. Muitos negócios emergiram graças às redes sociais. Também facilitam a comunicação à distância, o acesso à educação, informação e mesmo a empregos.

E, se como eu, és um apaixonado por tecnologia, tenho a certeza que o retrato do funcionamento da inteligência artificial (IA) nas redes sociais te fascinou. A adaptação do conteúdo às ações de cada utilizador, a aplicação da psicologia das slot machines – nunca sabemos o que virá a seguir se continuarmos com o scroll, pode ser bom ou mau – e ainda a forma como retêm o utilizador na plataforma ou o atraem de volta.

Mas apesar de impressionante, em termos tecnológicos, esta manipulação psicológica é igulamente assustadora em termos humanos. Nós, utilizadores, tornamo-nos o produto dos mercados que mais geram dinheiro na história da economia. Estas plataformas têm um único objetivo: extrair a nossa atenção e informação sobre nós para vendê-las aos anunciantes.

Se um produto é grátis. Nós somos o produto.

Não é apenas a questão de estarmos literalmente a “doar” a nossa atenção e dados a estas empresas que é preocupante. A cada utilizador é gerado um mundo diferente dentro da plataforma, adaptado àquilo que cada utilizador acredita e quer ver. E se as pessoas dedicam cada vez mais tempo do seu dia às redes sociais, tornando-se uma das fontes principais de consumo de informação, rapidamente todas as pessoas vivem numa realidade diferente umas das outras. Já não existe o conceito de: “acredito apenas no que vejo” e passa a existir o conceito de: “vejo o que acredito”. Já reparaste que, misteriosamente, aquilo que tu pensas e/ou acreditas é confirmado nas redes sociais? – confirmation bias.

Se acho que as redes sociais são intrissicamente más? Não. Considero-as uma ferramenta importante, e que permitiram, e vão continuar a permitir, muita melhoria no nosso mundo. O que está errado é a forma como as estamos a usar.

Se ainda não viste este documentário recomendo a dares uma vista de olhos. São apenas ~90 minutos que podem mudar a tua percepção das redes sociais.

Desafio-te ainda a observares a forma como utilizas as redes sociais e perceber se usas as redes sociais a teu favor ou se elas te usam a ti.

Viste o documentário? Qual a tua opinião relativamente às redes sociais?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *